domingo, 28 de agosto de 2011

Reflexão

A Educação passou a ser vista atualmente como o caminho para a transformação, para mudar nossa realidade social e dar oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Com a popularização da internet e das redes socias a EAD toma força no Brasil, levando o ensino superior a todos os cantos do país. Porém nesta modalidade muito se questiona sobre a qualidade dos cursos a distância e falta de conhecimento, faz com que haja preconceitos e reprovações. A concientização precisa ser feita através de divulgação da mídia e Instituições de Ensino e a credibilidade surge  apartir dos  resultados. Para que o aluno tenha sucesso na Educação a Distância é necessario que ele conheça as suas características como:

Seis Elementos da EAD, segundo Moore; Kearsley (1996, p.206):
·         Separação entre estudante e professor;
·         Influência de uma organização educacional, especialmente no planejamento e na preparação dos materiais de aprendizado;
·         Uso de meios técnicos – mídia;
·         Providências para comunicação em duas vias;
·         Possibilidade de seminários (presenciais) ocasionais;
·         Participação na forma mais industrial de educação.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Distance education: a systems view. Belmont (USA): Wadsworth Publishing Company, 1996.

Após muita leitura e pesquisa de diversas opiniões e levando em consideração os prós e contras, cheguei a conclusão que a EAD propicia a capacitação das pessoas que não tiveram possibilidades de estudar no tempo certo, outras para melhorarem seus curriculos ou que possuem autonomia, disciplina e dedicação para com os estudos. Acredito muito nesta modalidade como a democratização da educação, porém precisamos quebrar os paradigmas e abrir as novas formas de conhecimento, principalmente com foco no aluno, que deve ser pró-ativo, estar sempre em busca da informação, construir um pensamento crítico, saber compreender e questionar.

Um comentário:

  1. Há uma premente necessidade da mudança do pensamento atual coletivo a respeito a EaD, temos que trabalhar duramente para acabar com este preconceito, bem como também uma mudança efetiva tanto por parte de alunos quanto de professores.
    Há ainda nas escolas o predomínio do modelo disciplinar, centrado no professor. Não podemos reduzir os momentos de ensinamento apenas dentro de uma sala de aula. O foco agora deverá ser maior nos alunos, que deverão ter uma atitude proativa e autônoma.
    A Educação a Distância tem muita qualidade sim. Por trás também podemos destacar a intensidade do compromisso e dedicação de cada aluno.
    Está lançado o desafio. Mãos à obra!

    ResponderExcluir